aluno
Sorocaba, 20 de junho de 2014.
SUMÁRIO
- Introdução.
- Aspecto cultural.
- Aplicação nos quatro operacionais da ciência. -Tempo. -Personagens. -Espaço.
-Procedimentos.
- Referências Bibliográficas.
INTRODUÇÃO
O movimento religioso do Santo Daime iniciou-se no século XX, sendo iniciado pelo Sr. Raimundo Irineu Serra, nascido em 1892 no Maranhão. Foi ele quem recebeu a revelação da doutrina desta religião, baseada na doutrina cristã, após o uso do chá chamado Ayahuasca, que posteriormente recebeu o nome de Santo Daime, dando, assim, o nome para a religião.
O uso do chá proporcionou a Irineu suas “migrações”, apareceu-lhe então uma mulher chamada Clara, que se dizia Nossa Senhora da Conceição, a Rainha da Floresta. Foi ela quem deu o nome Santo Daime ao chá. A palavra “Daime” vem do verbo “dar” no imperativo.
Este chá preparado mediante o cozimento do cipó jagube e a folha chacrona, ambos típicos da floresta amazônica, tem propriedades enteógena (substância que altera a consciência). A bebida é utilizada por grupos indígenas do continente americano desde a época pré-colombiana em rituais mágico-religiosos.
ASPECTO CULTURAL
Unindo a tradição indígena a sua formação católica e a influência da cultura africana, o seringueiro Maranhense Irineu Raimundo Serra, fundou o Santo Daime nos anos 30, a partir de visões que teve com a bebida.
A preparação do chá Santo Daime é feito por homens e mulheres, separados. Aos homens cabe a função de cortar e limpar o cipó jagube, as mulheres separam as folhas da chacrona, eles trabalham em silêncio, elas entoando hinos, e são os homens que colocam o cipó no fogo O Santo Daime tem como objetivo curar o seu interior e até mesmo o físico. Seus praticantes reconhecem a Ayahuasca como uma bebida curadora, que faz uma conexão espiritual com Deus quando se toma o chá.
Para os rituais é necessário que os homens se