Netflix - História
A Netflix foi fundada no dia 29 de agosto de 1997 pelos veteranos empreendedores Reed Hastings e Marc Randolph na pequena cidade de Scotts Valey, localizada no Vale do Silício, Califórnia, após Reed ficar extremamente irritado ao descobrir que teria que desembolsar o valor de 40 dólares para pagar a multa do aluguel do longa metragem Apollo 13, estrelado por Tom Hanks. Porém, a empresa começou a operar oficialmente somente no dia 14 de abril de 1998, com apenas 30 empregados e 925 títulos de filmes disponíveis para venda ou locação sem prazo de devolução ou multa.
Em 1999, os empreendedores identificaram a inviabilidade do modelo de negócio atual e adotaram o sistema de assinaturas com aluguéis ilimitados. O sistema funcionava do seguinte modo: os clientes escolhiam de um a oito filmes por vez no site da empresa, esta por sua vez o enviava via correio com um envelope vermelho para que mandassem de volta assim que acabassem de assistir. A Netflix arcava com os gastos com o correio e nunca cobrou por atrasos, porém os filmes locados eram de uma demanda individual pequena.
O sucesso repentino atraiu investidores querendo depositar alguns milhões de dólares nos caixas da empresa. O crescimento foi tamanho que em 2005 a empresa possuía mais de 35.000 filmes em seu acervo, enviava em média 1 milhão de DVDs por dia pelos correios e possuía entre 4 e 5 milhões de assinantes, começando a incomodar as tradicionais empresas do segmento, como foi o caso da Blockbuster.
Outro aspecto que garantiu o sucesso da Netflix foi de que no site, além de poder acessar a ficha técnica e resenha de cada filme, o cliente também podia classificá-lo através de notas e montar uma lista de favoritos. Foi neste momento que a empresa introduziu um novo serviço que aprimorou o negócio e proporcionou o sucesso mundial da Netflix, a tecnologia streaming que permite a transmissão de vídeos pela internet. O sucesso foi estrondoso e em questão de meses o Netflix foi responsável