aluno
Baquelite
Campina Grande – PB, 5 de Novembro de 2010
Introdução
A baquelite é uma resina sintética, quimicamente estável e resistente ao calor. Trata-se de uma junção do fenol com o formaldeído (aldeído fórmico), resultando em um polímero chamado polifenol.
Sua utilidade nos dias atuais é vasta, ela pode serivir como isolante tanto térmico como elétrico po ser um materialimpermeável e resistente ao calor. Pode tambem ser encontrado em telefones, utensílios de cozinha, componentes eletrônicos, caixas de rádios, botões e até mesmo como bolas de bilhar e sinuca.
Seu processo de obtenção bem como seus componentes, serão mais a frente vistos, analisados e comprovados.
2-Objetivos
2.1-Objetivo Geral
Observar e aprender como surgiu a baquetile, saber o porquê deste, material ter uma importante e fundamental atuação no dia a dia das pessoas. Mas principalmente analisar sua estrutura e focalizar em seu processo de obtenção experimental.
2.2- Objetivos Específicos
Obter a baquelite, uma resina de fenol formol, através dos devidos procedimentos e métodos, como também a correta utilização dos reagentes necessários para a obtenção do mesmo.
3-Fundamentação Teórica
A baquelite é uma resina sintética, quimicamente estável e resistente ao calor, que foi o primeiro produto plástico. Trata-se do polioxibenzimetilenglicolanhidrido, ou seja, é a junção do fenol com o formaldeído (aldeído fórmico), formando um polímero chamado polifenol.
É obtido pela condensação do fenol com o formaldeído ( fenol (C6H5OH) e formaldeído ou aldeído fórmico( HCHO). No primeiro estágio da reação, forma-se um polímero predominantemente linear, de massa molecular relativamente baixa, conhecido como novolae. Ele é usado na fabricação de tintas, vernizes e colas para madeira. A reação, no entanto, pode prosseguir, dando origem à baquelite, que é um polímero tridimensional. A baquelite é o mais antigo polímero de uso industrial (1909) e se