aluno
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
EMPREENDEDORISMO E COMPORTAMENTO
ORGANIZACIONAL
DESAFIO PROFISSIONAL 1º BIMESTRE
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é demonstrar como um restaurante familiar pode usar a matriz SWOT como ferramenta para o seu planejamento estratégico, visando atender as novas exigências impostas pelo crescimento do turismo em sua região e obter a liderança de mercado, através de captação, satisfação, fidelização de clientes e rentabilidade.
Com a análise SWOT iremos apresentar um diagnóstico interno e externo do negócio, que apresenta muitas dificuldades na sua administração, e sugerindo as possíveis soluções na busca de seu objetivo.
histórico da empresa
O Vale da Felicidade foi fundado em meados da década de 1950 por descendentes de Poloneses que migraram para o município. Na época a família Partala foi pioneira abrindo o Restaurante Smak. A economia do município se sustenta principalmente pela agricultura familiar e a atividade turística, que explora os passeios semanais com a tradicional Maria Fumaça.
A crescente atividade turística na região trouxe com ela outros três restaurantes na cidade, oferecendo comidas a quilo, churrasco e lanches prontos. E apesar da localização privilegiada e da tradição em comidas típicas polonesas, cujo prato principal é o pierogi; o restaurante da família Partala é o menos frequentado tanto por turistas quanto pelos habitantes locais. Sua decoração personalizada, as mesas rústicas de cedro, não têm sido atrativo a preferência dos clientes.
Com o falecimento do esposo de Irena, que era o então gestor e cozinheiro, agravou-se a situação do estabelecimento. Irena assumiu as funções de gestora do negócio. Para minimizar a sobrecarga, contratou um senhor que estava desempregado, porém, antigo amigo da família para ser garçom e um jovem e experiente cozinheiro.
A