Resumo quem mexeu no meio queijo?
A história por trás da história que relata a aventura de quatro personagens, Sniff e Surry, e dois homenzinhos chamaremos de duendes, Hem e Haw, onde todos os dias procuravam no labirinto seu próprio queijo. Labirinto cheio de corredores e divisões algumas contendo depósitos de queijos deliciosos, havia cantos escuros e becos sem saídas, fácil de se perder, para aquele que encontrava o caminho certo lhes permitia uma vida melhor.
Todos os dias os ratos e os duendes vão a procura de seu queijo especial pelos labirintos, os ratos possuindo cérebros de roedores, mas com seu instinto aguçado, procuravam queijo duros de roer. Os duendes com seus cérebros cheios de crenças tal qual os humanos, queriam procurar um queijo muito diferente, com o Q maiúsculo, o que para eles seria uma vida mais feliz e bem sucedida.
Embora diferentes os ratos e os duendes tinham algo em comum, vestiam roupas de correr e tênis, um dia eles encontraram uma enorme montanha de queijo que ficava em um local chamado posto C. Após esta descoberta os ratos continuavam suas rotinas normais, todos os dias iam correndo até o Posto C , já os duendes começaram a acordar tarde, e caminhar bem devagar até o Posto C. Um dia o queijo desapareceu, os ratos saíram correndo a procura de um novo ponto, já os duendes que não notavam essas mudanças ficaram surpresos. Como o queijo era muito importante eles ficaram muito tempo pensando no que havia acontecido, e ao invés de buscar uma solução ficavam reclamando dizendo que isso não era justo. Durante muito tempo os duendes saiam todos os dias, assim como faziam antes e iam até o posto C, imaginando que o queijo voltaria para lá, o que não acontecia. Até que Haw, o duende, disse para analisarem a situação, e que o queijo não iria mais voltar, mas Hem não queria acreditar que teriam que procurar outro queijo. Enquanto isso os ratos que haviam percebido a mudança e saído a procurar,