Aluno
O osso do quadril, ou coxal, é primitivamente formado por três peças ósseas: Ílio:Situa-se superior e lateralmente é a porção mais larga do osso. - Ísquio: É a porção póstero-inferior; tem um corpo e um ramo. - Púbis: É a porção antero-inferior do osso íliaco.
Cintura Pélvica É formada pela união dos ossos ilíacos:
Pelve, e Osso do Quadril Direito- Vista Lateral e Osso do Quadril Direito- Vista Anterior
Pelve Masculina X Pelve Feminina A Pelve da mulher é mais larga que a do homem, devido a função reprodutora própria da mulher. O Forame obturador tem uma abertura de forma "redonda", no homem, e "triangular", na mulher. Localiza-se abaixo do acetábulo e é limitado pelo púbis e pelo ísquio.
ARTICULAÇÕES
No quadril identificam-se três articulações: a sinfisiana referente à união das sínfises, a sacro-ilíaca, união entre o osso sacro e os ilíacos, e a coxofemoral.
ARTICULAÇÃO SACRO-ILÍACA São fortes articulações sinoviais entre as faces articulares do sacro e do ilíaco
Classificação: Diartroanfiartrose; Anteriormente: Uma cápsula sinovial
- Posteriormente: Formada por uma união fibrosa de curtos feixes colágenos espessos do ligamento sacro-ilíaco interósseo.
- Tipo: Plana e Irregular Plana:Porque permite movimentos de deslizar ou escorregar. Irregular: As superfícies ósseas possuem depressões irregulares,que resultam em um encaixe parcial dos ossos, ajustando-se com segurança e não sendo facilmente deslocadas. Movimentos: Nutação e Contranutação (oscilação)
ARTICULAÇÃO INTERPÚBICA
A sínfese púbica esta formada por uma fibrocartilagem- o disco interpúbico, que une o púbis direito ao púbis esquerdo na linha média ventral. Classificação: Anfiartrose Tipo: Fibrocartilaginosa-sínfese São as articulações nas quais os ossos estão unidos por um disco fibrocartilaginoso de espessura variável, formando um verdadeiro ligamento