condutores em equilibrio estatico
Recife: 18 de maio de 2014
Aluno : Raniere Tiburcio
Professor : Gustavo
Serie : 3 ano B
Introdução
Neste trabalho falarei um pouco sobre condutores eletrostático e capacitância eletrostática, como ocorre os fenômenos eletrostático.
Desenvolvimento CONDUTOR EM EQUILÍBRIO ELETROSTÁTICO
Um condutor eletrizado está em equilíbrio eletrostático quando nele não ocorre movimento ordenado de cargas elétricas. Quando eletrizamos um condutor, de qualquer formato, com uma quantidade de carga Q, a repulsão entre as cargas elementares faz com que elas se situem o mais longe possível umas das outras. Conforme já vimos, isso corresponde a uma distribuição de cargas na superfície do condutor, onde elas ficam em equilíbrio.
Campo Elétrico e potencial elétrico em um condutor esférico eletrizado em equilíbrio eletrostático Em um condutor esférico em equilíbrio eletrostático e isolado de outras cargas, a carga se distribui uniformemente pela sua superfície, devido à repulsão elétrica.
Sendo R o raio da esfera e d a distância do centro da esfera até o ponto onde se querem o campo elétrico E e o potencial V.
Para pontos:
1) Externos à esfera: Para pontos externos à esfera (d > R), consideramos como se a carga fosse puntiforme e localizada no centro da esfera:
2) Na superfície da esfera: a intensidade do campo elétrico na superfície da esfera fica reduzido à metade do campo elétrico muito próximo dessa superfície. Entretanto, o potencial elétrico coincide com o potencial num ponto muito próximo. Superfície → d = R.
3) No interior da esfera: Para pontos no interior da esfera, a intensidade do campo elétrico é nula e o potencial elétrico coincide com o da superfície. Interior → d < R.
Observação:
1) a intensidade do vetor campo elétrico no interior de um condutor carregado de