ALUNO
Como a quase totalidade dos países africanos é formada por países pobres e exportadores de matérias-primas, várias associações econômicas foram criadas no continente para aumentar competitividade desses países na economia mundial. Pelas características dos países que os constituem,esses blocos têm pouca expressão no panorama global.
• SADC
Criada em 1922,a SADC (Comunidade da África Meridional para o Desenvolvimento) ambiciona formar um mercado comum com quatorze países:África do Sul,Angola,Botsuana,Ilhas Maurício,Lesoto,Malauí,Moçambique,Namíbia,República Democraática do Congo,Sychelles,Sauzilândia,Tanzânia,Zâmbia e Zimbábue.
• COMESA
O Comesa (Mercado Comum dos Países do Leste e Sul da África)reúne vinte participantes que concordam "em promover a integração regional através do incremento das relações comerciais e do aproveitamento de seus recursos humanos e naturais em benefício de suas populações".
O Comesa substituiu,em 1994,a antiga Área de Livre-Comércio do Leste e Sul da África,que existia desde 1985.
• UNIÃO DO MAGHREB ÁRABE
Formado por Argélia, Líbia, Marrocos, Mauritânia e Tunísia,esse bloco foi estabelecido pelo Tratado de Marrocos,em 1989,com o objetivo de formar um mercado comum com livre circulação de pessoas, produtos e capital.
O ano de 2002 é um marco importante para esses continente,pois trouxe esperança de uma maior cooperação regional africana a partir da criação da União Africana(UA),em substituição à Organização da Unidade Africana(OUA),de 1963.Até 2009,51 dos 54 países africanos já estavam integrados a essa organização.
CANAL DE SUEZ
• IMPORTÂNCIA DO CANAL DE SUEZ HOJE
Aproximadamente 15 000 navios por ano atravessam o canal, representando 14% do transporte mundial de mercadorias.
Uma travessia demora de 11 a 16 horas.
Pelo canal de Suez passam navios petroleiros de baixa tonelagem,porque o calado ou a profundidade do canal não permite navios de grandes calados.