aluno
(1) Em um laboratório, quatro produtos químicos (A, B, C e D) devem ser guardados em dois depósitos disponíveis. A natureza dos produtos é tal que é perigoso guardar os produtos B e C juntos, a não ser que o produto A esteja no mesmo depósito. Também é perigoso guardar os produtos C e D juntos. Elabore um circuito que dispare uma sirene sempre que existir uma combinação perigosa em qualquer depósito.
(2) Um foguete para ser controlado necessita de correção de rumo periódica. Quando a direção do foguete se desviar mais de 10º à direita com relação à direção desejada, deve-se ligar o motor retropropulsor M1. Quando o desvio é de mais de 10º à esquerda, deve-se ligar o motor retropropulsor M2. Se a velocidade estiver abaixo da velocidade mínima (Vm), deve-se ligar ambos os motores, independente dos possíveis desvios. Todos esses procedimentos devem ser cancelados se o foguete estiver submetido a uma chuva de meteoros (motores devem ser desligados).
Considere:
D – sensor de desvio a direita ( =0 normal e =1 se desvio maior que 10º) E – sensor de desvio a esquerda (=0 normal e =1 se desvio maior que 10º) Vm – velocidade mínima (=0 abaixo e =1 acima) C – detector de meteoros (=0 sem meteoros e =1 com meteoros) M1 e M2 – motores de correção (=0 desligado e =1 ligado)
(3) Você foi encarregado da criação de um sistema de segurança para uma agência bancária. A agência possui um cofre dotado de uma sirene de segurança, que é ativada quando o cofre é aberto fora do horário de expediente do banco. Durante o expediente, um interruptor situado na mesa do gerente deve estar desligado para que o cofre possa ser aberto sem a ativação da sirene.
Este sistema possui os seguintes sinais de entrada:
Um sensor na porta do cofre (C) sinalizando: 0 porta fechada, 1 porta aberta.
Um relógio eletrônico (R) sinalizando: 0 fora do expediente, 1 horário de expediente.
Um interruptor na mesa do gerente (I)