Aluno
Capítulo 1
Introdução à linguagem Java
Bom, agora que nós já conhecemos um monte de coisas a respeito da linguagem Java: como começou, suas características principais, como instalar e configurar um ambiente Java em Windows e Linux, os utilitários básicos do kit Java e também onde conseguir ajuda está na hora de começarmos a por a mão na massa e dar início a programação básica.
No entanto seria bom já por a água para esquentar porque precisaremos de algumas xícaras de café. Começaremos aqui pelos fundamentos da linguagem e na seqüência entraremos na filosofia e orientação a objetos, que se você prestar atenção não vai ter muitas dificuldades.
Mas antes eu já vou lhe avisando, leia com muita atenção estes capítulos seguintes, estude e faça os exemplos, faça os exercícios propostos e se for necessário refaça o capítulo que não entendeu direito, pois na linguagem Java não dá para “enrolar”, ou você sabe ou não sabe e eu prefiro que você saiba, afinal de contas, quer ser um profissional nessa área, certo?
Se você já programou em alguma linguagem já deve então saber que precisamos seguir algumas regras básicas para que nosso programa flua de acordo com nosso desejo e mesmo assim tem horas que não sai do jeito que a gente quer.
A linguagem Java tem uma estrutura de programação, digamos, semelhante com a estrutura das outras linguagens de programação, como declarações iniciais, regras para funções que aqui chamaremos de métodos, declarações e variáveis, operadores, etc, porém o conceito é bem diferente daquele que encontramos no Visual Basic, Delphi, etc. Na linguagem
Java você trabalha com a idéia de objetos e esses objetos têm uma função no sistema que está sendo desenvolvido, e isso tudo aprenderemos quando começarmos a estudar Java com orientação a objetos.
Por enquanto vamos nos preocupar em entender o processo básico de programação no Java e eu já lhe digo, esse sim, é semelhante ao que você pode encontrar na