Aluno
Etec Ferraz de Vasconcelos
Sumário
Introdução
Este trabalho apresentara um conteúdo sobre o evolucionismo e o criacionismo, assim como suas definições e origens, como são vistos pela sociedade, pela religião, pela ciência, pela filosofia e ao final do trabalho minha opinião sobre o assunto.
Definição de criacionismo
O criacionismo é a crença religiosa de que a humanidade, a vida, a Terra e o universo são a criação de um agente sobrenatural. No entanto, o termo é mais comumente usado para se referir à rejeição, por motivação religiosa, de certos processos biológicos, particularmente a evolução. “... Darwin elaborou a teoria da evolução das espécies. Com isso empreendeu uma revolução no mundo ocidental, que aceitava, como dogma imutável, a doutrina do criacionismo."
Ou seja, o criacionismo é a designação dada a concepção segundo a qual Deus produziu o mundo do nada; aplica-se também a doutrina, adotada pela igreja católica, que afirma ser a alma de cada pessoa criada por Deus e infundida no corpo, seja no momento da concepção, seja no estado embrionário do corpo.
No dicionário
1. Doutrina (oposta à teoria da evolução), baseada no Gênese bíblico, segundo a qual todos os seres foram criados por Deus tal como são e se mantêm biologicamente imutáveis:
2. Doutrina religiosa segundo a qual as pessoas têm suas almas criadas no momento em que são concebidas.
Tipos de criacionismo:
Terra plana e geocêntrico
Os criacionistas da terra plana e os geocentristas modernos rejeitam praticamente toda a ciência moderna. Acreditam que a terra é plana imóvel e o centro do universo. Estes baseiam as suas crenças apenas na leitura dos génesis.
Criacionismo moderno
O Criacionismo moderno é a forma mais comum de criacionismo nos Estados Unidos atualmente. Esse tipo de criacionista aceita alguns aspectos da evolução. Por exemplo: acreditam que a micro evolução (evolução dentro das espécies) pode ocorrer com a