Determinação do Ka do Ácido Acético
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E BIOLÓGICAS – CCAB
DEPARTAMENTO DE AGRONOMIA – DA
CURSO DE AGRONOMIA
PRÁTICA 2:
DETERMINAÇÃO DO Ka DO ÁCIDO ACÉTICO
ALUNO:
DISCIPLINA: QUÍMICA APLICADA À AGRONOMIA QUI0346D
PROFESSOR: ALMIR LUIS BRANCHER
CAXIAS DO SUL, 28 DE MARÇO DE 2013.
INTRODUÇÃO:
Nesta Prática, iremos determinar o Ka (constante de equilíbrio) do ácido acético CH3COOH, utilizando cinco concentrações diferentes do ácido em água. Para isso primeiramente será obtido o pH dos cinco frascos de concentrações diferentes, após vai ser calculada a quantidade de ácido presente em cada solução e então será calculado quanto íon H+ tem presente em cada solução, usando para isso o valor do pH, para assim por fim, ser calculado as constantes de equilíbrio para cada solução.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
Para este procedimento, será coletado em um frasco cerca de 100 ml de ácido acético CH3COOH de concentração 0,482 mol/L (C1), este será usado para ser dividido conforme a tabela 1, o volume de cada solução, sendo que vai ser usado água destilada para completar as soluções.
Tabela 1:
Solução.
Volume de água (ml).
Volume de ácido acético (ml). (V1)
1
0
20
2
18
2
3
16
4
4
14
6
5
12
8
Todos os volumes finais de cada solução deve ser 20ml, como mostra a tabela 1, que então servirá como o valor V2 (= a 20).
Agora temos o valor de C1, V1 e V2, que serão usados para a primeira fórmula (C1.V1 = C2.V2), pela qual será determinado o valor de ácido em cada solução.
Nestas soluções será medido o pH, através de um peagâmetro digital e o resultado vai ser usado para poder determinar a quantidade de íon H+ presente nas soluções, valor necessário para podermos chegar na constante de equilíbrio de cada solução que é o objetivo deste experimento.
RESULTADOS E DISCUÇÕES:
Primeiro será obtido o