Aluno
Arquitetura Autoral é a arquitetura numa ótica individualista. É o endeusamento do autor de determinada obra ou conjunto destas, e que tenham a mesma procedência e que a inspiração da atuação seja bastante restringida e direcionada a atender a pequena faixa de público de situação econômica mais confortável. Esta arquitetura tem um caráter mais competitivo do que funcional e construtivista.
Como acadêmico de um curso de arquitetura e urbanismo dos dias atuais temos a oportunidade de desenvolver ideias mais voltadas a coletividade, de tornarmo-nos consciente aos apelos sociais, e procurar desenvolver uma perspectiva mais holística do ponto de vista urbanista no desenvolver dos trabalhos, mesmo que se trate de um projeto individual que vise atender a um particular independente de sua estirpe social, ou que vise atender uma solicitação do poder público ou ainda um projeto que vise atender a coletividade.
2. Na concepção do autor, a arquitetura brasileira fracassou no seu papel social. Explique.
Tal posicionamento é produto de fatos como o de o país ter cerca de 40% da população urbana vivendo precariamente sem arquitetura e ou urbanismo. Tomando a arquitetura e urbanismo como a formalização das estratégias e técnicas necessárias para um crescimento urbano justo, eficaz, eficiente e positivamente transformador, o esperado é que esta, ciência, promova a sustentação de uma urbanização decente em nosso país.
Além de o fracasso na construção de cidades mais justas, tem-se ainda os prejuízos promovidos por impactos ambientais desenfreados, fracasso na promoção de conforto habitacional, sem falar no descontrole da valorização imobiliária.