Dança
A MOTIVAÇÃO E A AUTOESTIMA DE
ADOLESCENTES EM UM PROJETO DE DANÇA
Maria Auxiliadora Mourthé Motta
Sophia Mourthé Motta
Rafaela Liberali
Universidade Gama Filho – Brasil
Resumo: O objetivo deste trabalho é demonstrar o nível de motivação e autoestima de adolescentes do sexo feminino de um projeto social de dança.
Para coleta de dados foram aplicados dois questionários com perguntas fechadas, um sobre a motivação na dança, proposto por Gaya e Cardoso
(1998), e outro, sobre autoestima (ROSENBERG, 1989). Existem diferenças estatisticamente significativas na análise do “por que participa do projeto de dança”. Os amostrados responderam que a dança é “muito importante” para a saúde, porque querem ser bailarinos quando crescerem, para aprender novas danças. A média obtida entre os participantes indicou uma boa autoestima. Pode-se notar que as adolescentes que dançam aceitam o projeto social como um caminho na realização de um grande sonho; “ser uma bailarina quando crescer”, com novas experiências.
Palavras-chave: dança; motivação; autoestima.
INTRODUÇÃO
A dança nasce da necessidade de dizer o indizível, pois nada é mais revelador que o próprio gesto (BAMBIRRA, 1993), gesto este que torna o corpo veículo de representação de algo (LIBERALI; LIMA, 2006), representado desde o início pelas culturas primitivas (LARA, 1998) nos momentos importantes de sua vida, nascimento, procriação, morte, para evocar ou propiciar os fatores importantes à sua sobrevivência, como o sol, plantio, colheita, caça e pesca e para manifestar a sua luta pela vida, amor, alegria e desamparo, suas vitórias, na guerra e na paz, suas súplicas e seus agradecimentos (D’AQUINO; GUIMARÃES; SIMAS, 2005) como o lazer, celebração ou arte tornando a vida mais leve e prazerosa (BARRETO, 2008).
55
Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte – v. 11, n. 2, 2012
Maria Auxiliadora Mourthé Motta,