Aluno e Novas tecnologias
Estamos na era da midiática, computadores, internet, aparelhos digitais, câmeras fotográficas, rádios e todos esses recursos que facilitam e fazem parte de nossa vida cotidiana. É importante salientar que todos estes meios eletrônicos são reflexos dos avanços da tecnologia.
O uso das TIC (tecnologia de informação e comunicação) desafia a aprendizagem na construção do pensamento e de sua expressão, através de um conjunto de recursos midiáticos nos quais temos acesso. Por sua vez o ensino de arte tem um compromisso com a diversidade cultural, o que faz dele um ensino multidisciplinar dependendo do olhar do educador.
Quando trabalhamos com modalidades computadorizadas, multimídia e outras, abrimos possibilidades de uma nova gramática dos meios audiovisuais necessitando de um novo parâmetro de leitura, a tela mosaicada do monitor representa hoje novos saberes na arte que perfazem o panorama da visibilidade.
Neste momento a imagem a cada avanço tecnológico, ganha possibilidades de apropriação e ressignificação. A arte não é trabalhada apenas por meio de pintura, desenho em papel, criação de esculturas e outros.
A arte é trabalhada também por meio da tecnologia, programas como Power Point, Corel Draw, Paint, Publischer e outros que existem, podem ser muito bem explorados a partir do momento que trabalhamos a criação ou ressignificação de um desenho.
Todas as propostas do uso de multimídias no ensino de arte encontram-se no contexto das mudanças ocorridas em nosso meio. O profissional não pode deixar de incorporar estas novas informações, pois se cria novas possibilidades a serem exploradas.
Podemos afirmas que estamos em uma nova era, em que a tecnologia está revolucionando completamente a relação do homem com o mundo, portanto nós professores temos que preparar este aluno já nasce com acesso a tantos meios tecnológicos, para que tenha uma relação concreta com o mundo, estando por dentro do que