aluminio
Inovações na construção civil o crescimento no uso do alumínio.
A participação da engenharia nos processos de produção no setor da construção civil tem modernizado e inovado os projetos, aumentando o uso de estruturas pré-fabricadas de alumínio e substituido métodos tradicionais de alvenaria e madeira. As inovações antes aplicadas na fabricação de equipamentos aeroespaciais e adaptadas para a indústria automobilística passaram a fazer parte de projetos de engenharia e renovaram a construção de casas e obras de infraestrutura, alavancada pelas exigências ambientas e pelo próprio consumidor, em busca de alternativas mais práticas, modernas e econômicas.
O Brasil participa ativamente deste processo de modernização, pois conta com empresas capazes de suprir o mercado, no que diz respeito a instalações, maquinário e produção.
Uma delas é a ASA Alumínio, uma empresa nacional que ocupa lugar entre as maiores produtoras do mercado, capaz de competir com as grandes empresas do setor. Além de primar pela qualidade da matéria-prima e pela tecnologia, a ASA está equipada para produzir perfis de alumínio, atendendo às necessidades do mercado, tanto na variedade quanto no tamanho dos perfis que produz. Atualmente é considerada a maior indústria de extrusão da América Latina.
Para entendermos melhor esse crescimento na utilização do alumínio em esfera mundial, é determinante conhecer os aspectos que fazem com que ele supere os materiais até então usados na construção civil.
Um deles é a durabilidade e resistência a corrosão, que dão longevidade ao alumínio devido a anodização e pintura. O alumínio é considerado o material mais leve entre os usualmente empregados na edificação de telhados. Um vigamento feito de alumínio é nove vezes mais leve do que um que utilize madeira e até três vezes mais leve do que o de aço. Ainda assim, suporta todos os tipos de telhas e calhas. Para construir estruturas de telhados em alumínio, são utilizados