diversos
O conhecimento cientifico é o resultado do trabalho executado pelo homem para compreender a natureza e a realidade social, transformando-as de acordo com suas necessidades.
Para GALLIANO ‘’ Ciencia é, pois o conhecimento racional, sistemático, exato e verificável da realidade. Por meio da investigação cientifica o homem reconstitui artificialmente o universo real em sua própria mente (..)´´.
O senso comum é um tipo de conhecimento que todos nós adquirimos em nosso cotidiano através das nossas experiências. Porem, esse tipo de conhecimento não se constitui a partir de uma metodologia cientifica. Por isso, sua base é a própria realidade social.
Principais características do senso comum:
Superficial- conforma-se com a aparência, com aquilo que se pode comprovar simplesmente estando junto das coisas.
Sensitivo-referente a vivencias, estados de animo e emoções da vida diária.
Subjetivo- é o próprio sujeito que organiza suas experiências e conhecimentos.
Assistemático- a organização da experiência não visa a uma sistematização das idéias , nem de forma de adquiri-las, nem na tentativa de valida-las.
Acrítico- verdadeiros ou não, a pretensão de que esses conhecimentos o sejam não se manifesta sempre de uma forma critica.
A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTIFICO
O objeto de investigação do cientista social está localizado na realidade social da qual ele também participa. Ou seja, as Ciencias sociais estudam e analisam o comportamento dos grupos em sociedade: seus valores, crenças, visões do mundo, sua relação com os outros grupos sociais etc.
Essa forma de analisar o conjunto de significados construídos pelos diferentes grupos sociais sofreu influencias de varias correntes do pensamento ao longo da historia. Duas dessas correntes essenciais:
A corrente positivista: propõe a compreensão da realidade social a partir do uso da metodologia das Ciencias Naturais, ou seja, a sociedade deve ser percebida como uma totalidade