Professora
Graciliano Ramos
SÍNTESE DA OBRA
O livro “Vidas Secas” relata a historia de uma família que sai em busca de melhores
condições , onde encontram uma fazenda abandonada e resolvem cuidar até o dono aparecer, após um tempo o dono aparece e gosta do resultado e contrata Fabiano como seu capataz, Fabiano e sua família moram em condições deploráveis, sua esposa Sinha
Vitoria sempre sonhou com uma vida melhor para sua família. Fabiano sentia-se como se fosse um animal, e com o passar do tempos começou a ter alucinações, seu filho mais novo tinha o pai como inspiração e queria ser como ele, vaqueiro, já o filho mais velho ficava a observar a sua mãe nas tarefas e como o vocábulo era pouco ela chamava muito
“inferno” e despertou a curiosidade dele e ao perguntar a mãe o tratou com brutalidade.
Fabiano foi acerta as contas com o patrão e receber muito menos do que ele prévia e a pobreza dominava mais uma vez em sua vida. Fabiano vai então à vila para fazer feira com o dinheiro emprestado e para vender um porco que tinha matado. Porém, o fiscal do governo exigiu-lhe imposto e o impediu de vender a carne.
Na mercearia de Seu Inácio Fabiano se envolve em um jogo de cartas e perde seu dinheiro para o Soldado Amarelo, parte então para casa sem saber como explicará isso para a família. O soldado amarelo considerou aquilo uma ofensa, prendeu Fabiano, surrou-o na cadeia Após um ano de sua prisão ele reencontra o soldado amarelo perdido pela caatinga. Tinha nas mãos a chance de se vingar. Uma facada e ele mandava aquele sujeito para outro mundo. Aquilo era um covarde, se aproveitava da farda e da autoridade.
Fabiano respeitava a lei. Por isso deixou o Soldado Amarelo ir embora vivo. Fabiano ainda era um homem de princípios. Ao passar por tantas dificuldades Fabiano e sua família decidem ir embora e para não enfrentar o patrão fogem na madrugada sem rumo mais uma vez.
TIPOS DE NARRATIVA
Narrado em 3ª pessoa, Permitindo saber das