Altruísmo Salutar
À medida que o homem individualiza seu pensamento, toda a coletividade torna- se suscetível à fragmentação. Uma analogia pode ser feita em relação à Grécia Antiga, que mesmo constituindo um dos maiores Impérios da Antiguidade, foi derrotada por Filipe II, rei da Macedônia, justamente pela incapacidade de resistir á dominação, já que na ocasião a divergência entre os interesses individuais da população prevaleceu em detrimento da consciência coletiva.
Nesse sentido, o altruísmo configura uma virtude indispensável no mundo atual, atuando como um instrumento para minimizar as dores humanas advindas da fome, das desigualdades sociais, e da queda dos valores morais e éticos. Para tanto, é preciso instaurar na sociedade esse valor, por meio da educação.
Dessa forma, infere- se a necessidade da reformulação do sistema de ensino, criando escolas e métodos educativos capazes de fornecer ao ser humano não só o avanço material e cientifico, como também ideológico e espiritual. Dessa forma, aliando o melhor em desenvolvimento tecnológico ao pensamento solidário, poderemos dignificar a vida em sociedade e harmonizar as relações humanas. A evolução dos modos produtivos gerou pessoas cada vez mais narcisistas. Enquanto o individualismo crescente e a competitividade de mercado vivem seu apogeu, valores e demonstrações de fraternidade inerentes às relações humanas tornam- se exponencialmente raros.
À medida que o homem individualiza seu pensamento, toda a coletividade torna- se suscetível à fragmentação. Uma analogia pode ser feita em relação à Grécia Antiga, que mesmo constituindo um dos maiores Impérios da Antiguidade, foi derrotada por Filipe II, rei da Macedônia, justamente pela incapacidade de resistir á