Sistema Endocrino
DISCIPLINA
BASES FISIOLÓGICAS
PROFESSOR
ELY PEIXOTO
TEMA
SISTEMA ENDÓCRINO
ELABORADO POR:
DENILSON SALDANHA
FABRICIO SALES
ARYANE ALVES
NATALIA ALVES
ANDRÉ COSTA
SERGIO ANDRADE
JOSÉ ROCHA
CICERO GABRIEL
SÉRVULO MACÊDO
NAYARA FERREIRA
SISTEMA ENDÓCRINO
Introdução
O sistema endócrino é composto por um grupo de tecidos especializados (glândulas) cuja função é produzir e liberar na corrente sanguínea substância chamadas Hormônios.
Os hormônios são transportados aos seus locais de ação, em diversas partes do corpo, onde exercem efeitos reguladores sobre os processos celulares. Eles podem atuar sobre órgãos específicos (órgãos-alvo) ou sobre células distribuídas pelo corpo.
A liberação de um hormônio é freqüentemente desencadeada pela alteração na concentração de alguma substância nos líquidos corporais. Tal efeito, portanto, é corretivo e compreende um mecanismo de manutenção da homeostase corporal.
Desta forma os hormônios realizam uma série de funções como controlar o crescimento e desenvolvimento e manter a homeostasia. Além disto, o sistema endócrino está interado com o sistema nervoso levando várias respostas para alterações nos meios internos e externos.
1) HISTOLOGIA
O sistema nervoso autônomo (SNA) e o sistema endócrino atuam em conjunto, regulando as atividades metabólicas dos diferentes órgãos e tecidos do corpo, a fim de manter a homeostase.
O SNA utiliza impulsos nervosos e libera neurotransmissores nos terminais nervosos para obter uma resposta rápida e localizada. O sistema endócrino tem uma resposta mais lenta e difusa pela síntese e liberação de hormônios na circulação sangüínea, mas seu efeito é mais duradouro do que o estímulo nervoso. A estrutura específica sobre a qual age um hormônio chama-se órgão-alvo.
Existem 3 classes gerais de hormônios:
a) proteínas e polipeptídeos: hormônios secretados pela