Alterações geomorfológicas em área de extração de argila: análise preliminar
Rodrigues, Carolina Morales(1); Gasparini, Géssica Silva (2); Candido, Laís de Oliveira (3); Lima, Thaisa Raiana de Campos (4); Mezzomo, Maristela Moresco(5)
Resumo
Atividades de extração de matéria-prima, como a mineração, são inerentes à sociedade devido aos interesses econômicos e a necessidade de oferta dos materiais explorados. Entretanto, durante a extração mineral, o recurso disponível se torna mais escasso, ao ponto de se esgotar em alguns casos, além de ocorrerem mudanças abruptas no ambiente. Para estas mudanças, existem medidas de remediação que devem ser aplicadas no manejo e na recuperação das áreas degradadas. Diante desta preocupação em relação às áreas degradadas, o presente trabalho tem como objeto de estudo uma área de extração de argila no município de Campo Mourão-PR. Objetivo foi realizar um estudo geomorfológico preliminar sobre as principais alterações causadas pela extração de argila e verificar as possíveis técnicas de recuperação da área degradada.
Palavras chave: Exploração mineral, Argila, Relevo.
Introdução
A mineração é definida como a extração, elaboração e beneficiamento de minerais que estão em estado natural. São inclusos também a exploração das minas subterrâneas e a céu aberto, as pedreiras e os poços, com todas as atividades complementares para preparar e beneficiar minérios e outros minerais em bruto (REGENSBURGER, 2004). É uma atividade de extrema importância para a economia de muitos países, porém, segundo Farias (2002), requer responsabilidade social, uma vez que deve levar em conta a questão do desenvolvimento sustentável.
Devido à extração de argila e os depósitos de rejeitos oriundos da mesma, as formas de relevo locais são alteradas, resultando numa série de outras alterações indiretas como no caso dos processos morfológicos presentes, que envolvem mudanças de direção de fluxos das águas de escoamento superficial, fazendo com