Alterações Eritrocitarias
Os Eritrócitos são células sanguíneas também chamadas de hemácias ou glóbulos vermelhos. Responsáveis pelo transporte de gases respiratórios, gás oxigênio e gás dióxido de carbono, especialmente o gás oxigênio, são as células mais abundantes no sangue. Possuem o diâmetro médio de 7,5mm, tem a forma característica de um disco bicôncavo dependendo, assim como sua flexibilidade, da integridade do citoesqueleto a qual está ligada a membrana lipídica. Os principais processos patológicos dos eritrócitos são provenientes da sua estrutura que inclui a membrana, enzimas ou a hemoglobina, também podem ser adquiridas, como no caso da malária, oxigenações e queimaduras, que resultam em anormalidades do tamanho, forma, conteúdo de hemoglobina e inclusões.
Alguns termos são usados para descrever a morfologia dos eritrócitos, para descrever as células que apresentam morfologias normais e alteradas. Normocítico são células de tamanho normal e normocrômico caracteriza células que contém quantidade normal de hemoglobina, resultando em uma coloração normal. Outros termos descritivos pressupõem que alterações no tamanho, forma e quantidade de hemoglobina das hemácias como, anisocitose, poiquilocitose, anisocromia.
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL Apresentar algumas das principais alterações morfológicas dos Eritrócitos e suas causas. Apontar algumas informações sobre as doenças em que à predominância das alterações que serão apresentadas, perante o seu diagnostico.
OBJETIVO ESPECIFICO
Analisar as modificações nas estruturas eritrocitárias;
Associar as alterações morfológicas das hemácias com patologias;
Explicar quais os fatores que são responsáveis pelas alterações morfológicas das hemácias.
JUSTIFICATIVA
Este trabalho propõe obter informações que poderão contribuir para melhores esclarecimentos sobre as doenças sanguíneas através do estudo das alterações morfológicas