Alongamento
Alongamento, de forma regular, deve fazer parte da rotina do atleta (Foto: Getty Images)
OPINIÃO DOS ESPECIALISTAS
O fisiologista Turibio Barros afirma que o alongamento é necessário e pode prevenir lesões, caso promova a melhora da flexibilidade. Entretanto, se o atleta alongar imediatamente antes de fazer a atividade, deve controlar a duração. A referência é o alongamento de cada grupo muscular.
- Um alongamento estático de duração inferior a 45 segundos pode ser usado em rotinas de aquecimento sem risco de reduções significantes de força, potência e velocidade - afirmou.
Outra recomendação que Turibio passa é a de evitar o alongamento depois da realização de um exercício intenso, quando os grupos musculares estão acometidos de microtraumas.
- Alongar neste momento não traz benefício, provocando maior dano aos músculos - explicou.
Faça parte do EU ATLETA: registre atividades e incentive os amigos
O prepador físico Manuel Lago, por sua vez, afirma que o atleta pode fazer um alongamento antes e depois da corrida, mas com ressalvas. Para o pré-exercício, ele indica que o ideal é se alongar em movimento, de forma dinâmica, preparando o corpo para a atividade.
Alongamento antes da prova: tema gera discordâncias entre especialistas (Foto: Cristiano Quintino)
- Recomendo exercícios de alongamento em movimento e explorando a amplitude articular do segmento ao máximo em deslocamento frontal. Além disso, existe também o famoso