Mary ellen mark e richard avedon
Pesquisa sobre fotógrafos:
Mary Ellen Mark e Richard Avedon
Mary Ellen Mark
Fotógrafa americana, nascida na Filadélfia no primeiro ano da década de 40, ganhou sua primeira máquina fotográfica aos nove anos de idade e desde então começou a se interessar por fotografia. Estudou desenho e pintura na Universidade da Pensilvânia e em 1964, dois anos depois, concluiu seu mestrado em Fotojornalismo. Mark, é conhecida pelo seu trabalho fotojornalístico, seus retratos e suas fotografias publicitárias, uma das fotógrafas mais influentes e respeitadas do mundo além de ser referência em fotografia documental e contribuir para a revista New York Times, Rolling Stones, LIFE, e Vanity Fair. Já recebeu grandes prêmios como Dr. Erich Salomon A fotógrafa tem viajado por quase três décadas para fazer imagens que transpassam o humanismo. Mark tem preferencia em fotografar causas excluídas pela sociedade, tais como a culturas de povos diferentes, travestis, prostitutas, viciados em drogas, pessoas sem teto e outras partes da realidade underground americana. Suas imagens são geralmente em preto e branco. Em uma entrevista, ela discutiu essa escolha de critérios de fotografia: “Eu sempre senti que as crianças e adolescentes não são crianças, eles são pessoas pequenas. Eu os olho como pessoas pequenas, e como qualquer outra pessoa, eu gosto deles ou não. Eu também tenho uma obsessão com a doença mental e as pessoas estranhas que estão fora das fronteiras da sociedade”. Atualmente reside em Nova York. Ela ainda tira fotos.
Este é um retrato de uma mulher encolhida em uma cadeira. Ela carrega ar de tristeza e aparenta possuir doença mental. A imagem faz referência à tristeza e à solidão trazidas pela doença mental.
Retrato de duas meninas em uma piscina. Uma delas está fumando um cigarro e usando roupas ligeiramente inapropriadas para sua idade. Isso nos leva a refletir sobre o crescimento precoce, pois a garota é obviamente velha demais