Fotografia de moda
A história das imagens de moda precede a história da fotografia, misturando-se com a história humana.
No decorrer dos séculos, sempre ouve uma necessidade de registrar os costumes da época e nisso, incluía-se a moda. Surge então os ‘pintores de moda’ como precursores das fotografias em moda.
Histórias das imagens de Moda
O luxo absoluto já fazia parte do cotidiano da realeza e nobreza desde o início da Idade Média. Este fato não passa despercebido aos pintores da época que retratam em suas obras todo glamour da moda existente para uma sociedade restrita.
No século XV e XVI a moda nasce conscientemente, junto com o Renascimento, ligada ao desenho e às artes plásticas. Até o início do século XX a moda era retratada em revistas especializadas, por meio de ilustrações feitas por desenhistas atentos com a reprodução perfeita dos códigos indumentários da época.
Mas, a relação da moda com a fotografia inicia-se já no final do século XIX, onde as imagens começaram a ser utilizadas em revistas de moda após a descoberta de sua reprodutibilidade.
Precursores – Os pintores
À medida que o mundo sentia as conseqüências da industrialização, a moda ia crescendo e ganhando espaço.
Grandes pintores, como François Gèrard, passam a demonstrar um interesse intenso nas roupas e no vestir, e são considerados precursores dos fotógrafos de moda.
James Tissot, 1886.
The Recepcion
Tissot, assim como Renoir, retrata com riqueza de detalhes e realismo o vestir contemporâneo. Mesmo em pinturas em preto e branco, o vestido rendado, a figura feminina com o jogo de luzes e sombras, e o movimento do tecido unem-se em elementos básicos da fotografia de moda.
Pintores
* François Pascal Simon Gerard
Pintor Francês, 1770-1837 - Neoclassicismo
Madame Charles-Maurice
Marie Louise, Duchess of Parma
Porträt der
Madame Récamier
* Pierre Auguste Renoir
Pintor Francês, 1841-1919 – Impressionismo
Sua obra foi influenciada pelo sensualismo e pela