Alongamento
• O que são?
Os alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular, que promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento e ajuda também a prevenir possíveis lesões. O principal efeito dos alongamentos é o aumento da flexibilidade, que é a maior amplitude de movimento possível de uma determinada articulação.
Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por aquele músculo e, portanto, maior a sua flexibilidade. Os alongamentos conseguem esse resultado por aumentarem a temperatura da musculatura e por produzirem pequenas distensões na camada de tecido conjuntivo que revestem os músculos.
• Quais os benefícios dos alongamentos?
A realização dos alongamentos ajuda a melhorar seu desempenho nos esportes, reduzir o risco de lesões, corrigir a postura ou aliviar a tensão e as dores.
O alongamento mantém os músculos maleáveis, facilita a mobilidade e faz com que a transição da inatividade para a atividade seja realizada sem sobrecarregar o corpo. É muito importante alongar-se antes e, principalmente, depois de exercícios físicos para proteger o corpo de lesões. Alongar-se enquanto os músculos estão aquecidos é o momento ideal para ampliar os movimentos. Realizar esforço físico e não se alongar depois pode levar ao enrijecimento dos músculos e causar distensões musculares.
• Para quem os alongamentos são indicados? E para quem é contraindicado?
Os alongamentos são indicados para todos independente de faixa etária ou sexo. Principalmente quem regularmente pratica esporte ou qualquer atividade física precisa alongar-se. Os alongamentos não são indicados para pessoas com: algum tipo de bloqueio articular, lesões musculares, fraturas não consolidadas, processos inflamatórios, edemas que limitem a articulação, artrite reumática em faze aguda, que sentem dor independente da causa, e outros fatores que impedem a pessoa de forçar a musculatura,