Alongamento
SISTEMA ARTICULAR Uma articulação é um lugar de união entre dois ou mais ossos. Articulações são conexões entre quaisquer partes rígidas do esqueleto, quer sejam ossos, quer cartilagens. A maior ou menor possibilidade de movimento entre as partes varia de acordo com o tipo de união entre elas.
As articulações fixas, como as do crânio, mantêm os ossos unidos e, depois que se fundem, o que ocorrem na infância, não mais se movem. As articulações da coluna tem movimentos parciais, mas como ocorrem em toda ela, dão bastante flexibilidade. As articulações que se movem livremente, as articulações sinoviais, contêm um líquido lubrificante entre os ossos e permitem uma movimentação máxima.
CLASSIFICAÇÃO DAS ARTICULAÇÕES: A classificação tradicional coloca as articulações em três grupos, de acordo com o grau de movimento que elas permitem: sinastrose - imóveis, anfiartroses - ligeiramente móveis e diartroses - movimentos livres.
Um outro nome para as articulações diartroses é sinoviais, que se identificam como tendo uma cavidade fechada cheia de um lubrificante, o líquido sinovial. Os movimentos nas articulações sinoviais ocorrem entre as superfícies opostas lubrificadas, por deslizamentos de uma sobre a outra. Esta propriedade mecânica distingue as articulações sinoviais dos outros grupos, nos quais o movimento ocorre entre os ossos unidos por um tecido fibroso ou cartilagem.
MOVIMENTOS - Movimentos que ocorrem nas articulações sinoviais:
1. FLEXÃO: dobramento, diminuição do ângulo entre dois ossos.
2. EXTENÇÃO: desdobramento, aumento do ângulo entre dois ossos.
3. ABDUÇÃO: movimento do osso para fora da linha mediana.
4. ADUÇÃO: movimento do osso para a linha mediana.
5. ROTAÇÃO: movimento do osso em torno de um eixo central.
6. CIRCUNDAÇÃO: movimento do osso de modo que a extremidade dele descreve um círculo.
13. ELEVAÇÃO: subida de uma parte do corpo.
SISTEMA MUSCULAR O corpo adulto contém