LEITURA E FORMAÇÃO DO ESPIRITO CRITICO
RESUMO
A meta do presente artigo é trazer à lembrança um assunto relacionado com a leitura e que já foi desenvolvido há alguns anos atrás. Há uma tentativa de recuperar e reforçar alguns pontos importantes tais como: o desenvolvimento do espírito crítico através da leitura e a constatação da realidade de que está muito difícil desenvolver um trabalho de aprendizado e de verdadeira cidadania no Ensino Superior porque os acadêmicos não sabem, não gostam e não querem ler.
ABSTRACT
The goal of the present article is to bring for the memory a subject related with the reading. It was already developed some years ago. There is an attempt to recover and to reinforce some such important points as: the development of the critical spirit through the reading and the verification of the reality that is very difficult of developing a learning work and of true citizenship in the Higher Education because the academics don't know, don't like and don't want to read.
1 INTRODUÇÃO Nas décadas: final do século XX e inicial do século XXI foi dado grande ênfase à questão da leitura, de uma forma que ainda não tinha sido apresentada. Nesse período, orientei vários Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização, os alcunhados "Pós-Graduação" e os trabalhos especificamente designados como "monografias", ainda que estas o possam ser também reservadas para outros tipos de trabalhos acadêmicos ou não. Mas o que importa é que o artigo que aqui se apresenta nada mais é do que uma leitura de um trabalho de uma de minhas orientandas (SILVA, 1999, p.1-34) cujo tema e título era exatamente "A Leitura na Formação do Espírito Crítico". Por conseguinte, as linhas de reflexão que se seguem nada mais são do que uma retomada das idéias dessa "pós-graduada", utilizando parte da bibliografia que a mesma utilizou naquela época. Daí, portanto, que as referências citadas