ALMERE
http://www.e-architect.co.uk/holland/almere-masterplan-oma
Almere data de 1976. OMA venceu o concurso para projetar o centro, em 1994. Em grande parte concluída em 2007, alguns prédios ainda estão em fase de acabamento, por exemplo, Bloco 3.
Em entrevista RIBAJ (julho 2008) com David Chipperfield, ele afirma "não se pode esperar que todos começam completamente novo com um tipo de arquitetura que não podem ler ... A tensão se situa entre a tradição ea invenção têm papel. Se você só tem tradição, você não ir a lugar algum ". Da mesma forma, se você só tem a inovação você não ir a qualquer lugar "qualquer um. O problema com muitos New Towns, por exemplo Milton Keynes ou Cumbernauld, é que a memória é apagada e tensão não nasceu.
No Skira Anuário de Arquitetura Mundial 2007-2008 Nicola Russi tenta abordar de OMA Almere Masterplan - 'Omaville'.Nicola incide sobre os 'espaços vazios' - metade da terra aparentemente foi deixado vazio para permitir o desenvolvimento futuro. Nicola também destaca a distância do novo centro cívico 'ímã' (ou seja, a principal massa de edifícios comerciais) a partir da água e que por "recusar-se a construir o projeto em relação a um contexto, a OMA destinado a tornar-se num contexto em sua direito próprio ". Parece ousada, mas têm OMA realmente ignorado contexto?
Cheguei na cidade de propósito, sem um mapa e tentou navegar o meu caminho para o centro. Eu também localizado informações sobre o Centrum, mas propositadamente lê-lo apenas depois da minha visita. Então, eu andei para trás e para frente através do masterplan com inocência tentando avaliar não apenas como eu me sentia sobre isso, mas como os ocupantes estavam se sentindo sobre isso. A primeira coisa que me impressionou foi a facilidade de transição do antigo centro da cidade de novo, mediada claro pelo fato de ambos são relativamente novos. A escala e densidade são harmoniosas, embora um pouco dura, no lado norte, onde slot de ônibus sob o edifício, mas é isso que faz o