resumo livro lições de arquitetura
RUBIVANIA BARROS DE SOUSA RA: 6274274488
RESUMO
“LIÇÕES DE ARQUITETURA”
Capítulos 5 e 6
São Bernardo do Campo, 11 de Setembro de 2014.
5. De Usuário a Morador
Escola Montessori, Delft.
Nessa escola o que mais chamou atenção foi aonde às salas são localizadas que é ao longo do hall como uma rua comunitária. E a professora de cada sala decide com as crianças a aparência do lugar. A ideia da Montessori era compreender os deveres domésticos como parte do programa para todas as crianças, e ensinaram ainda com outros projetos ensinam as crianças como se adaptar na escola, como por exemplo, cada criança tem que trazer sua própria planta e cuidar dela, nisso elas aprendem a cuidar do meio ambiente.
Escola Apollo
Se o espaço entre as salas foram utilizados para áreas semelhantes a alpendres, na escola Apollo essas áreas podem servir como lugares de trabalho adequados onde o aluno pode estudar sozinho, sem estar na sala de aula mais também sem estar isolado. Esse local ainda conta com iluminação adequada e conforto.
6. O Intervalo
A criança sentada no degrau em frente a sua casa esta suficientemente longe da mãe para se sentir independente, para sentir a excitação e a aventura do grande desconhecido. Mas ao mesmo tempo, sentada ali no degrau, que é parte da rua assim como da casa, ela se sente segura.
Escola Montessori, Delft.
Escola com uma mera abertura através do qual as crianças engolidas quando a aula começa e expolidas quando a aula termina. Eles não têm conforto para quem chega cedo e nem para quem chega tarde. Pelo menos podem contar com cobertura para se estiver chovendo não se molharem.
De Overloop, Lar Para Idosos.
As entradas cobertas para os apartamentos do abrigo de overloop, em Almere, são equipadas com bancos perto das portas da frente. As