Eletromagnetismo
Eletromagnetismo
Introdução: No estudo da Física, o eletromagnetismo (AO 1945: electromagnetismo) é o nome da teoria unificada desenvolvida por James Maxwell para explicar a relação entre a eletricidade e o magnetismo. Esta teoria baseia-se no conceito de campo eletromagnético.
O campo magnético é resultado do movimento de cargas elétricas, ou seja, é resultado de corrente elétrica. O campo magnético pode resultar em uma força eletromagnética quando associada a ímãs.
A variação do fluxo magnético resulta em um campo elétrico (fenômeno conhecido por indução eletromagnética, mecanismo utilizado em geradores elétricos, motores e transformadores de tensão). Semelhantemente, a variação de um campo elétrico gera um campo magnético. Devido a essa interdependência entre campo elétrico e campo magnético, faz sentido falar em uma única entidade chamada campo eletromagnético.
Conclusão: Pela Lei de Faraday podemos observar que a variação do campo magnético produz umcampo elétrico. Em 1864, o físico escocês James Clerk Maxwell ( 1831-1879) analisou o efeito inverso, ou seja se a variação do campo elétrico produziria uma variação do campo magnético.
Maxwell mostrou que é possível ocorrerem situações em que um campo elétrico variável produz um campo magnético também variável, com este produzindo um campo magnético variável como o primeiro.
Quando uma carga elétrica oscila, ela produz campos magnéticos e elétricos que variam com a mesma frequência da carga oscilante, este fato é suficiente para termos uma onda eletromagnética.
Quando uma onda mecânica passa por um ponto, a partícula que se encontra nesse ponto inicia uma oscilação com mesma freqüência e período que a onda. Já no caso de uma onda eletromagnética são os campos magnéticos e elétricos que variam suas intensidades ora num sentido ora noutro.
A direção de propagação de uma onda magnética é perpendicular e em fase à onda de propagação elétrica, isto é elas estão sempre em