Politica de Habitação e Assentamentos Humanos
Política de Habitação e Assentamentos Humanos aula 12.08.2014
MARCO VITRUVIO POLLIO
1. FIGURA MANUSCRITO VITRUVIO
De architectura (Sull'architettura) é um tratado latino escrito por Marco Vitruvio
Pollione entorno ao ano 15 a.C. Único texto sobre a arquitetura integro da
Antiguidade, se torna o fundamento teórico da arquitetura ocidental, desde o
Renascimento ao fim do século XIX. É a fonte principal do conhecimento dos métodos construtivos romanos, como também da progetação de estruturas seja grandes como aquedutos, edifíciosm termas e portos como das estruturas pequenas tais quais máquinas, instrumentos de medição, utensílios.
O TRATADO NOS SÉCULOS
A obra foi escrita nos anos em que o Imperador Augusto, ao qual era dedicado o tratado, projetava a renovação geral da edilícia publica. A influência de
Vitruvio na Antiguidade foi porém limitada, e a ele se atribui somente a construção da Basílica de Fano. o Tratado sobreviveu graças a uma única cópia, sem as ilustrações que acompanhavam o ecrito original, e foi levada por um certo Alcuino à corte de
Carlos Magno, onde despertou um interesse puramente filológico. Foi copiado em vários exemplares a partir do original, e a cópia de Carlos Magno se perdeu.
Se sabe que a obra foi consultada por Petrarca e por Boccaccio no sécuol XIII e algumas cópias são documentadas na Itália no final dos Trezentos. Então o mito que foi Poggio Bracciolini a descobrie e publicar a obra em 1414 não é totalmente verdadeira. De qualquer modo a publicação de Poggio contribuiu à difusão cultural do escrito Vitruviano.
Durante o Renascimento, Lorenzo Ghiberti, Leon Battista Alberti e Francesco di
Giorgio Martini e Rafael, para citar somente alguns dos artistas arquitetos
1
importantes colaboraram a divulgar em grande escala o escrito de Vitruvio com traduções do latim ao vulgar, como era então denominada a língua italiana.
De grande importância foi a primeira edição ilustrada produzida em Veneza, em 1511,