Resenha O que arquitetura
O livro conta toda a trajetória da arquitetura no mundo em um aspecto um tanto quanto superficial, um livro para iniciantes no assunto a procura de entender melhor a arquitetura e como ela surgiu até o modernismo, um livro bom de ler, e não é uma leitura cansativa, dividido em quatro subtítulos que são “Construção bela”, “A arquitetura ao longo do tempo”, “O partido Arquitetônico”, “Arquitetura moderna”. Distribuídas em 84 paginas.
Resumo
O livro inicia abordando a arquitetura e suas belezas, o autor afirma que é difícil imaginar construções levantadas sem que tenha o mínimo de desejo de se fazer algo belo; A beleza é cogitação da estética naturalmente não é exclusiva da arquitetura. Ele divide os vários tipos de trabalhos em três grupos, as construções levantadas por um critério artístico, as erguidas sem um desejo especifico de fazer arte, e as construções nascidas ao acaso. O autor comenta que não se pode julgar o belo e o feio, por que, o que para o autor pode ser belo para outra pessoa pede ser feio e vice-versa. Isto é muito relativo a aspectos culturais das pessoas e sua influencias; Antigamente a casas rurais (com referencia a região de São Paulo) eram construídas a partir de plantas praticamente iguais com pequenas alterações, e com o processo de construção igual, feito de taipa de pilão.
Uma obra que foi muito criticada em sua época e agora é uma construção muito admirada é a torre Eiffel, na época de sua construção no ano de 1978 os “intelectuais” promoveram até um abaixo-assinado contra sua construção por não estar nos “conceitos oficiais” da arte de seu tempo.
O livro cita muito um Vitrúvio que é considerado o fundador da estética da arquitetura, a principio Vitrúvio percebe na arquitetura três aspectos: a solidez, utilidade e a beleza; Propõe assim seis “divisões” a sua visão do que seria arquitetura: Ordenação; Disposição; Euritmia; Simetria; Conveniência; Distribuição. Os seus “Dez livros de arquitetura” onde