Resenha Crítica na Arquitetura
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
ALUNO: KLÊNIO CARLOS DA SILVA
MATRÍCULA: 114150033
RESENHA: INTRODUÇÃO À PROBLEMÁTICA DA CRÍTICA
Relatório apresentado à professora
Ana Cristina como método de Avaliação para a disciplina de “Análise crítica, teoria e história da Arquitetura e Urbanismo”.
UFSJ
CAMPUS TANCREDO NEVES
2013
Problemática da Crítica
No decorrer do capítulo, o autor busca apresentar uma problemática à respeito da crítica voltada especificamente ao âmbito da arquitetura e do urbanismo. Tratando dos contextos, métodos, dogmas e iterações do crítico com a obra e o mundo das idéias.
Para ele a crítica é algo subjetivo, no que nos diz "Tal julgamento consiste na valoração individual da obra arquitetônica empreendida pelo crítico." Toda essa análise dependerá em suma, da bagagem de conhecimento e vivências, do método, da capacidade analítica e da sensibilidade do crítico. Mesmo assim, em toda obra passarão despercebidos nuances dela e do autor que permanecerão velados até uma nova interpretação. Por isso é importante que uma análise não se paute excessivamente pelo racionalismo ou pela sua falta.
O texto nos mostra que a origem da crítica ocorre no século XVIII com o surgimento do espírito ilustrado e o neoclassicismo, quando os neoclassicistas lançaram seu olhar crítico sobre o barroco. Menciona também a obra de Francesco Milizia (1725-1798), onde este defende em seus textos uma arquitetura funcionalista e racionalista materializada em sua famosa frase: "A arquitetura não pode conter outra beleza senão a que nasce do necessário". Apesar dessa incipiência do movimento crítico, este só ganharia relevância com o advento do modernismo.