Expansão e Guerra EUA E MÉXICO
EXPANSÃO E GUERRA
- Introdução – O Texas pertencia ao México, mas já era ocupado por fazendeiros americanos do sul entre 1820 e 1830. Os sulistas começaram a pressionar o governo a anexar o território do Texas aos EUA pois no México a escravidão já havia sido abolida. Em 1836 proclamaram a independência da região e 9 anos depois o Texas foi anexado aos EUA.
- A DISPUTA PELO OESTE
- GUERRA CONTRA O MÉXICO
- INDIGENAS VITIMAS DA CONQUISTA
- A disputa pelo Oeste - Apesar das diferenças entre norte, centro e sul, a Constituição Federalista conseguiu garantir a autonomia e o respeito a especificidade de cada região após a independência, apesar das divergências quanto a escravidão e a expansão em direção ao oeste. Havia de um lado, o sul com suas grandes plantações, escravidão, exportação de produtos primários e da sociedade hierarquizada, e do outro lado, o norte urbanizado, industrializado, das pequenas propriedades e mão de obra livre. Ambos queriam conquistar o oeste!
Oeste distante Por conta do Destino Manifesto os norte-americanos levaram a ocupação de territórios em direção ao oeste até o oceano Pacifico. Sem levar em consideração a presença dos indígenas, consideravam essas terras como “terras de ninguém”.
A ocupação do Oeste Entre 1845 e 1855, houve a corrida do Ouro na Califórnia, sendo esta, invadida Poe pessoas do norte, sul, centro e outros como: asiáticos, australianos, neozelandeses e europeus. Em 1849 havia cerca de 100 mil pessoas. Porém em 1850 começa a esgotar o Ouro na Califórnia. O governo norte-americano, preocupado em ocupar os territórios do oeste, incentivou a migração, facilitando as condições de acesso, de circulação de mercadorias e riquezas. Em 1862 através da lei “Homestead Act”, oferecia terras a preços baixos a todos aqueles que estabelecessem na região. Isso levou quase 1 milhão de pessoas a se fixarem nestas regiões.
- A Guerra contra o México - Inicio do século XIX o governo norte