Alimentos transgênicos
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA
ALIMENTOS TRANSGÊNICOS
Disciplina de Vigilância Sanitária em Alimentos
Professora: Fernanda Lima Cunha
ANGÉLICA MASCARENHAS
CARMELITA NAZARIO
ELAINE FERNANDES BARROS
KARLA CAMERINI
LIS DOS REIS LOPES
LÚCIA DA CONCEIÇÃO G. DE OLIVEIRA
WILSON MONTEIRO C. JUNIOR
Niterói
2010
I – RESUMO
Existem vários fatores que evidenciam a produção de alimentos transgênicos, sendo o principal deles o aumento na produção de alimentos devido ao aumento da população mundial, que está crescendo em um ritmo muito acelerado nestes últimos 100 (cem) anos. Estima-se hoje que haja 6 (seis) milhões de habitantes e, a previsão é de que em 2020 haja uma população de 8 (oito) milhões e esse número só se estabilize por volta de 2100 com um número de 10 (dez) milhões de habitantes. Portanto segundo essas previsões, a população mundial deverá quase dobrar de tamanho em 100 (cem) anos e, conseqüentemente a produção de alimento também terá de dobrar neste mesmo período de tempo, mas para acompanhar o aumento da demanda terá que ser equacionada em um contexto de escassez de fatores de produção (solo e água), considerando-se ainda os efeitos ao meio ambiente que o crescimento de áreas para agricultura poderá acarretar, tornando cada vez menor a área utilizável a agricultura no mundo.
Busca-se então “A melhoria da produção e a distribuição de gêneros alimentícios para alimentar e livrar da fome uma população mundial crescente, enquanto reduzimos os impactos ambientais e providenciamos empregos produtivos em áreas de baixa renda.” através do uso da biotecnologia, produzindo-se Organismos Geneticamente Modificados (OGM´s) que são organismos que tenham sido alterados geneticamente por métodos ou meios que não ocorrem naturalmente.
A biotecnologia surge como um importante fator que permite ganhos de produtividade e aumento de oferta de alimentos, ao mesmo tempo em que pode reduzir o