Alimentos roxos
FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS – FAMETRO
CURSO DE NUTRIÇÃO
ALIMENTOS ROXOS
Substâncias e Vitaminas
MANAUS – AM
2012
ANDRÉA B. DE MENEZES
ANA CARLIANE SOUZA FERREIRA
ELITA AQUINO DA SILVA
JOYCE NÓBREGA B. BORGES
JOZIMAR COSTA RODRIGUES
ALIMENTOS ROXOS
Substâncias e Vitaminas
Trabalho acadêmico solicitado como pré-requisito para obtenção de nota na disciplina de Composição dos Alimentos, ministrada pelo Prof.ª Silvia Cardoso, da Faculdade Metropolitana de Manaus.
MANAUS – AM
2012
INTRODUÇÃO
Os alimentos funcionais fazem parte de uma nova concepção de alimentos, lançada pelo Japão na década de 80, através de um programa de governo que tinha como objetivo desenvolver alimentos saudáveis para uma população que envelhecia e apresentava uma grande expectativa de vida. Os vários fatores que têm contribuído para o desenvolvimento dos alimentos funcionais são inúmeros, sendo um deles o aumento da consciência dos consumidores, que desejando melhorar a qualidade de suas vidas, optam por hábitos saudáveis. Os alimentos funcionais devem apresentar propriedades benéficas além das nutricionais básicas, sendo apresentados na forma de alimentos comuns. São consumidos em dietas convencionais, mas demonstram capacidade de regular funções corporais de forma a auxiliar na proteção contra doenças como hipertensão, diabetes, câncer, osteoporose e coronariopatias, de acordo com Perez e Guimarães (2009, p. 38).
Alimento Funcional pode ser definido como um alimento ou ingrediente que, além das funções nutricionais básicas, quando consumido como parte da dieta usual produz efeitos metabólicos e/ou fisiológicos, podendo também ter efeitos benéficos à saúde. Devem ser seguros para o consumo sem supervisão