As cores dos alimentos e suas importâncias
As cores dos alimentos e suas importâncias
Nome: Carlos José Santana da silva
1) Qual é a recomendação para uma alimentação saudável?
A importância de uma alimentação saudável é o mantra repetido por profissionais de saúde para redução do risco de câncer e de doenças no coração. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que pelos menos cinco porções de frutas, legumes e verduras estejam presentes nas refeições. Quanto mais colorido o prato, melhor. Mas a dificuldade da maioria das pessoas é aplicar esse ensinamento na rotina diária. Isso porque na maioria das vezes as pessoas não equilibram as suas combinações.
2) Que recomendações seriam importantes nas refeições?
A dica é ingerir alimentos de cinco cores diferentes ao dia: vermelho, laranja, roxo, verde e branco. Frutas e vegetais fortemente matizados, ou seja, coloridos, oferecem uma vasta gama de vitaminas, minerais, fibras e substâncias fotoquímicas das quais o nosso corpo necessita para manter uma boa saúde e adequados níveis de energia, protegendo contra os efeitos da idade e reduzindo o risco doenças.
Além disso, a interação química entre alimentos de cores diferentes pode ajudar a obter melhores resultados. Em alguns casos, o efeito das substâncias é potencializado pela interação com outros compostos. Assim, aqueles que misturam vegetais de várias cores têm mais chance de tirar proveito de seus nutrientes.
Os alimentos da cor branca (palmito, couve-flor etc), por exemplo, devem ser consumidos junto com elementos proteicos, como as carnes, pois são ricos em vitamina B6, substância que ajuda o organismo a usar melhor a proteína. Já os alimentos de cor verde, ricos em ferro, fazem uma boa combinação com os de cor laranja. Isso porque a vitamina C desses alimentos aumenta a absorção do ferro.
Para promover o esclarecimento da população e ajudar as pessoas no processo de reeducação alimentar, desenvolvemos no Posto de Saúde da Família de Nova Cascatinha, em