Macroambiente
MACROAMBIENTE
ANÁLISE DE CENÁRIOS DO MACROAMBIENTE
Quando se pensa num modelo para qualquer organização, devera ser definido em qual contexto ela estará inserida e como será o seu funcionamento. As organizações não são absolutas e nem estão sozinhas no mundo. Como um sistema aberto elas operam em um ambiente que as envolvem e rodeia. Ambiente é o contexto dentro do qual existe a organização ou sistema.
O macroambiente é constituído de todos os fatores econômicos, tecnológicos, sociais, políticos, legais, culturais, demográficos etc. que ocorrem no mundo todo e na sociedade em geral. Estes fatores compõem um campo dinâmico de muitas vertentes de forças que se cruzam, chocam-se, se juntam, se antagonizam, se multiplicam, se anulam ou se potencializam, provocando ações e reações e consequentemente instabilidade e mudança. E, por decorrência, a complexidade e a incerteza a respeito das situações e circunstâncias que são criadas.
O cenário ambiental influencia poderosamente todas as organizações com maior ou menor impacto, criando condições mais ou menos favoráveis. O efeito, portanto é genérico e abrangente para todas as organizações.
Abaixo, iremos analisar as forças que afetam o macroambiente.
Cenário Político-Econômico do Brasil
O ambiente político são as determinações que afetam o ambiente apresentado pelos desenvolvimentos das leis, medidas governamentais e pelos grupos de pressão, que influenciam e restringem as ações a serem adotadas pelas organizações e indivíduos. É subdividido em sistemas formais e informais. O sistema formal incide no processo eleitoral, assim como nas instituições governamentais: o poder executivo, as legislaturas, o judiciário, e as agências reguladoras. O sistema informal refere-se às áreas fora do governo em que se amplia a atividade política. Envolve o contexto das comunidades locais e mídias.