Relatório de hortaliças certo
HORTALIÇAS: REPOLHO ROXO
Integrantes: Júlie Anne
RECIFE - 2014
INTRODUÇÃO
Hortaliças são vegetais, geralmente cultivados na horta, dos quais algumas partes são utilizadas como alimentos em forma natural. De modo genérico compreendem as partes comestíveis das plantas, raízes tuberosas, tubérculos, caules, folhas, flores, frutos e sementes. São vulgarmente conhecidas por verduras (parte comestível de cor verde); legumes (frutas e sementes das leguminosas); tubérculos e raízes (parte subterrânea das espécies); bulbos e talos (ORNELAS, 2005).
Desde que as hortaliças e as frutas são colhidas, desde que a carne é retirada do animal abatido, que os pescados são retirados do seu “habitat” e desde que os alimentos são elaborados, que neles se iniciam processos físicos, químicos e biológicos, que alteram suas qualidades organolépticas e de sanidade. O grau dessa alteração está condicionado a inúmeras causas, ligadas à composição dos alimentos, à presença de enzimas e de microrganismos e outros fatores, capazes de desencadear, neutralizar ou refrear o processo de deturpação (EVANGELISTA, 2008).
Os alimentos apresentam diversos pigmentos que desempenham funções específicas. Em uma classificação mais genérica, pigmentos são compostos químicos responsáveis pelas cores das plantas ou animais. A cor também pode ser um forte indício, no caso de frutas e verduras, de que estas podem ou não estar maduras e prontas para o consumo, além de que, várias espécies vegetais indicam seu grau de perigo, pela cor emitida. Clorofilas são pigmentos verdes característicos dos vegetais. Os Flavonóides englobam um grupo de numerosos pigmentos fenólicos e são os principais responsáveis pelas cores e tons azul, vermelho e amarelo de numerosas flores, frutas e folhas. As antocianinas compreendem a classe dos flavonóides e a betaína é um corante natural extraído da