Alimentos organicos
Alimentos Orgânicos no Brasil
Campinas
2013
Sumario
1.introdução
2.Produção
3.Transporte e comercialização
4.Mercado
5.Consumidor
6.Conclusão
1.Introdução
A agricultura orgânica é um sistema de produção que evita ou exclui amplamente o uso de fertilizantes, praguicidas, reguladores de crescimento e aditivos para a alimentação animal. Tanto quanto possível, os sistemas de agricultura orgânica baseiam-se na mudança de culturas, estercos animais, leguminosas, adubação verde, lixo orgânico vindo de fora da fazenda, cultivo mecânico, minerais naturais e controle biológico de pragas para manter a estrutura e produtividade do solo, fornecer nutrientes para as plantas e controlar insetos, ervas daninhas e outras pragas.
As condições de umidade e aeração e o equilíbrio do meio ambiente são fatores determinantes para a sobrevivência desses microorganismos e, conseqüentemente, sua utilização como agentes protetores e preservadores do solo. Por essa razão, uma das principais práticas utilizadas nos cultivos orgânicos é o fornecimento e/ou preservação de microorganismos do solo, para que as condições ideais de transformação biológica sejam asseguradas.
Os produtos orgânicos por serem cultivados sem o uso de adubos químicos ou agrotóxicos são alternativas mais saudáveis para o ser humano e também para o meio ambiente. Embora a busca por uma alimentação mais saudável venha sendo orientada por conhecimentos científicos relacionados à saúde do ser humano e do planeta, seu consumo efetivo, ainda, permanece restrito às parcelas populacionais de nível sócio-econômico mais elevado.
2.Produção
A produção orgânica no Brasil cresce 30% ao ano, esse aumento se justifica pela busca constante da população por uma alimentação mais saudável, livre de substâncias tóxicas.
E os benefícios não se limitam somente aos consumidores de produtos orgânicos, eles se estendem para as áreas de cultivo, é o que se conhece por plantio ecologicamente correto.