Movimentos artísticos
Arte Gótica
A arte gótica se desenvolveu na Europa entre os séculos XII ao XV, durante a Idade Média. Surgiu depois da arte românica. A princípio, a arte gótica era produzida com fins religiosos, pois Deus era o centro do universo Ao longo do tempo, houve muitas mudanças que se refletiram na produção artística. A arquitetura gótica se desenvolveu nas construções das grandes catedrais
Arte Românica
A Arte Românica
Aconteceu nos séculos XI e XII na Europa. Foi uma redescoberta da tradição cultural e artística do mundo greco-romano. A arquitetura se desenvolveu com estrutura semelhante às construções dos antigos romanos. As principais obras são as igrejas e os mosteiros. Os artistas faziam uma interpretação mística da realidade, sem intenção de representar fielmente os seres e os objetos. Usavam formas estilizadas e alongadas. Normalmente as imagens não possuíam volumes, nem profundidade.
Neoclassicismo
O Neoclassicismo surgiu no século XVIII na Europa e durou até o século XIX. Nele havia uma busca pela ordem, harmonia, equilíbrio e ideais racionalistas. Os artistas seguiam os modelos das obras produzidas na arte greco-romana e das obras produzidas no Renascimento. Os arquitetos utilizavam materiais nobres, como mármore, granito e madeira. Jacques-Louis David foi o maior pintor neoclássico. Jacques-Louis David foi o maior pintor neoclássico.
Romantismo
O Romantismo foi um movimento artístico que valorizou os sentimentos e a imaginação na criação artística, ao invés da razão. Ele surgiu no século XIX em reação ao Neoclassicismo. Os pintores criam dramaticidade nas suas pinturas, valorizando as cores e utilizando os contrastes entre a luz e a sombra. As paisagens ganham importância e se tornam temas para as pinturas. Os maiores pintores do período foram Delacroix, Goya e Turner.
Barroco
O Barroco surgiu na Itália no século XVII. O Barroco foi um movimento artístico no qual a emoção predominou sobre o razão.