Movimentos artísticos
RENASCIMENTO
Século XVI- É marcado pela capacidade ilimitada da criação humana ( racionalidade) é impulsionado pelo processo econômico das cidades italianas, dominada por uma rica burguesia, interessada nas letras e nas artes. Os principais artistas deste movimento são: Leonardo da Vinci e Michelangelo.
O Renascimento, movimento artístico, científico e literário que floresceu na Europa entre o período corresponde à Baixa Idade Média e início da Idade Moderna (do século XIV ao XVI). Os humanistas valorizavam os temas em torno do homem e a busca de conhecimentos e inspiração nas obras da antigüidade clássica.
Os humanistas consideravam a Idade Média um período de “Trevas Culturais”, por terem sido esquecidos os modelos da cultura greco-latina. O pensamento medieval, dominado pela religião, cede lugar a uma cultura voltada para os valores do indivíduo. Os artistas, inspirando-se uma vez mais no legado clássico grego, buscam as dimensões ideais da figura humana e a representação fiel da realidade. Embora grandes admiradores da cultura clássica, os artistas e intelectuais do Renascimento, adquirindo maior confiança na sua própria capacidade, não se limitaram a imitar os modelos antigos passaram a buscar inspiração na natureza que os cercava.
Esse movimento, cujo berço foi a Itália, teve em Florença e Roma seus dois centros mais importantes. BARROCO
O Barroco foi o primeiro estilo artístico e literário do Brasil. O movimento teve força principalmente nos Estados de Pernambuco, Bahia e Minas Gerais.
O estilo, que surgiu na Itália e na Espanha, chegou ao Brasil pelas mãos de padres missionários, os jesuítas.
No Brasil, o Barroco se desenvolveu primeiramente nas artes plásticas e depois se manifestou na literatura, no teatro e na música.
As cidades produtoras de ouro em Minas Gerais, no século XVIII, foram berço da arte barroca e até hoje são pontos turísticos por causa desse movimento.
Nas artes plásticas, o principal