Os movimentos artisticos
Um movimento artístico é uma tendência ou estilo em arte com uma filosofia ou objetivo comum, seguido por um grupo de artistas durante um restrito período de tempo (normalmente por alguns meses, anos ou décadas).
Os movimentos artísticos foram especialmente importantes na arte moderna, onde cada movimento consecutivo era considerado como vanguardista.
Os movimentos artísticos parecem ser um fenômeno quase exclusivo da Arte Ocidental. O termo refere-se a tendências em artes visuais e arquitetura, e por vezes literatura. Na música é mais comum falar de gêneros e estilos.
Um movimento artístico é caracterizado por idéias comuns, data de criação, local, participantes e, em alguns casos, por um manifesto. Como exemplo, tem-se o Impressionismo[1] como o primeiro movimento que agregou a maioria desses quesitos. Antes disso a História da Arte era mais analisada por períodos, escolas, tendências e estilos, tais como: * "O período renascentista"[2], * "A escola flamenga"[3], * "O estilo gótico"[4], * "A tendência romântica[5]. * Quando um grupo de artistas tem um objetivo ou ideal em comum - produzindo obras que seguem um estilo ou tendência semelhante durante certo período de tempo, dizemos que existe um "Movimento Artístico". * Os movimentos artísticos podem durar meses, anos ou décadas. * Não são restritos ao mundo das artes plásticas, podendo também englobar a dança, a música, a arquitetura, a literatura, etc. * Os Movimentos Artísticos Têm estreita relação com a época e a cultura de cada país. Ora são reflexo do que está acontecendo na sociedade, ora indicam novos caminhos para o pensamento humano. * Alguns rompem barreiras territoriais e influenciam a arte de outros povos. Outros só tem sentido em seu contexto social. * Alguns Movimentos nascem como crítica à produção artística habitual. Outros resgatam ensinamentos de antigos movimentos. *
Principais Movimentos Artísticos do Século XX
O