Resenha
Marilza de Souza Barros Almeida
RESUMO
O objetivo deste trabalho é mostrar a importância do letramento, da leitura e da escrita propriamente ditos, como um sentido ampliado da alfabetização. Sendo uma função obrigatória dos professores conduzir, o aluno e apontar os reflexos positivos da sua prática, até esses hábitos de escrita e leitura tornarem-se naturais. Assim, podemos esperar mais das futuras gerações, porque o homem como verdadeiro cidadão, ou seja, aquele que entende o mundo que o cerca, e com ele interage, será um homem consciente.
Palavras-chave: letramento; leitura; escrita; alfabetização.
1 INTRODUÇÃO
Segundo Magda Soares, a palavra letramento começa a ser usada a partir do momento em que o conceito de alfabetização tornou-se insatisfatório. Não basta mais saber ler e escrever tão somente, é preciso saber fazer uso da leitura e da escrita. A partir do momento em que as sociedades tornaram-se cada vez mais centradas na escrita e multiplicam-se as demandas por práticas de leitura e de escrita não só na cultura do papel, mas também na nova cultura da tela com os meios eletrônicos, é insuficiente ser apenas alfabetizado.
Sem a escrita e a leitura o homem deixa de se comunicar adequadamente com seus semelhantes e se torna um ser alienado em relação ao mundo.
A literatura de modo geral amplia e diversifica nossas visões e interpretações sobre o mundo e da vida como um todo.
Precisamos estar atentos a esta questão, pois a ausência da leitura em nossa vida bloqueia a possibilidade e acaba de certa forma, nos excluindo dos acontecimentos, da interpretação, da imaginação e da ficção arquitetada pelo autor, seja num romance ou num artigo; numa crônica ou num conto, numa poesia ou num manifesto, num jornal ou num ensaio, num gibi ou numa história infantil ou infanto-juvenil, enfim, são inúmeras as possibilidades de mergulhar no mundo da fantasia e da realidade encontradas no mundo das palavras.