Movimentos Artisticos
O QUE É ARTE?
O termo arte refere-se atualmente a um objeto ou situação criado por alguém ou por um grupo de pessoas e que caracteriza-se por se apresentar modo de produção do real, de existência, de subjetividade, uma forma de expressão da realidade. É um modo de produção de conhecimento que tem uma forma específica de nos fazer pensar. A arte pensa à sua maneira e nos dá o que pensar. Ela torna visível uma realidade, cria uma sensibilidade. Hoje em dia a arte está relacionada com experiências e atividades que provocam estranhamento. A obra de arte carrega a potência de nos fazer “tornarmos em outra coisa”, no encontro com ela.
A arte também pode ser considerada criação com uma base técnica, mas não é necessário o domínio técnico. Criar artísticamente é perder o controle e entrar em acoplamento – ter um encontro, uma experiência direta com a matéria, ter sintonia com a matéria.
CULTURA E ARTE
Segundo Gilberto Freire, cultura é o conjunto de valores, hábitos e costumes, que reunidos ao longo do tempo, ao longo do processo histórico de uma sociedade, passam a incorporar a vida dos indivíduos, fazendo parte do seu cotidiano. A cultura pode ter diversos conteúdos ou sistemas:
a) Sistema adaptativo: formas de ação sobre a natureza para possibilitar a sobrevivência material das sociedades.
b) Sistema associativo: modos de organizar as relações interpessoais a fim de prover a reprodução, regular o convívio social e distribuir os bens.
c) Sistema ideológico: conjunto de idéias formadas na tentativa de compreender a experiência coletiva, justificar ou questionar a ordem social.
A arte faz parte do sistema ideológico da cultura e uma vez que a cultura é uma construção de grupos humanos, anterior a cada um de nós, precisamos aprender os modos de nossa cultura. Esse aprendizado se inicia no momento em que nascemos, pois o próprio modo do parto é cultural. Aprendemos com quem toma conta de nós, com as roupas em que estamos vestidos, com os sons