Alimentos funcionais
Abóbora:
É rica em caroteno, pigmento que lhe confere a cor alaranjada e é precursor da vitamina A. Apesar de o caroteno atuar como antioxidante, os estudos com a abóbora não encontraram relação entre o seu consumo e a prevenção de câncer. Alimento substituto: Abobrinha.
Acerola:
Riquíssima em vitamina C, tem ação antioxidante impedindo a formação de radicais livres, fortalece o sistema imunológico juntamente com outras vitaminas, auxilia na formação de colágeno.
Alimentos substitutos: Morango, tangerina, laranja e caju.
Alho e cebola:
O alho e a cebola possuem substâncias como a alicina, enxofre e sulfato dialil. Segundo estudos agem no organismo reduzindo a incidência de tumores no estômago e no intestino e atua na prevenção de doenças cardiovasculares e pressão arterial.
Aveia:
A aveia contém oligossacarídeos, que regulam o processo digestivo e reduzem o LDL agindo na prevenção de doenças cardiovasculares.
Alimentos substitutos: soja e outros cereais integrais.
Azeite:
Devido ao tipo de gordura monoinsaturada, com efeito, na diminuição do LDL e aumento do HDL.
Alimentos substitutos: óleo de canola, óleo de amendoin, castanha de caju, amêndoa, amendoin, nozes e abacate.
Brócolis:
O brócolis é representante da família das crucíferas sendo rico em isotiocianatos, indóis, tiocianatos e nitrila, substâncias químicas que atuam como antioxidantes na prevenção de diversos tipos de câncer, especialmente o câncer de bexiga e degeneração macular.
Alimentos substitutos: couve de Bruxelas, repolho e couve flor.
Cenoura:
Rica em betacaroteno, precursora da vitamina A, que atua como antioxidante. Estudos têm encontrado fraca relação do consumo de cenoura e a proteção contra o câncer de boca e de garganta. O benefício mais consistente é com relação ao câncer de mama.
Alimentos substitutos: Abóbora, mamão e tomate.
Chá verde:
Os flavonóides encontrados no chá verde podem reduzir alguns tipos de câncer, especialmente