As relações humanas no trabalho
As relações humanas no trabalho são de extrema importância na vida moderna, já que vivemos em sociedade e dependemos de diversos tipos de serviços, prestados por indivíduos que precisam trabalhar em grupos, seja em empresas de pequeno, médio ou grande porte.
As relações humanas exigem das pessoas muita tolerância e repeito, qualidades essenciais nos relacionamentos, e para adquirirmos tais qualidades em nosso grupo de trabalho, precisamos pôr em prática nossa capacidade de aprender a viver juntos, o que significa trabalhar em equipe, colaborando uns com os outros; criando, assim, um ambiente de trabalho saudável. Mas para que essa estrutura ocorra, é preciso que os gestores saibam incentivar e motivar seus subordinados.
O chefe precisa entender o conceito de liderança, ser líder não significa ser autoritário, o líder que almeja o sucesso de sua empresa sabe delegar tarefas, é sensível a problemas na equipe, sabendo antecipar situações difíceis, e preza principalmente as relações interpessoais, incentivando o bom relacionamento do grupo, proporcionando fatores de motivação, elevando a confiança de seus funcionários. O segredo para o bom desenvolvimento de um profissional é saber Conciliar os pilares da educação: Aprender a conhecer, que nos exige uma mudança constante, buscando sempre nos atualizar em relação ao mercado, nos mantendo sempre aberto para o novo; Aprender a fazer, tendo consciência que além de adquirir uma qualificação profissional, é necessário buscar mecanismos que nos ajudem a enfrentar situações adversas e a trabalhar em equipe; Aprender a viver juntos, o pilar mais importante, afinal ninguém consegue viver sozinho, este pilar nos ensina a compreender o outro, a respeitar as diferenças do grupo, visando a compreensão mútua e a paz. É o pilar que enaltece a importância das relações interpessoais, da convivência, da colaboração, do trabalho em equipe; Aprender a ser, mostra o ser humano como um ser integral,