Falhas em temperaturas elevadas
Disciplina: Falhas de componentes Mecânicos Turma: OL
Exercício 10 Tema: Falhas em Temperaturas Elevadas - Fluência
Professor: Ernani Sales Palma
Feito por: Evandro Fernandes Gonçalves Souza
Belo Horizonte, 05 de Dezembro de 2012
03) Compare a vida em fadiga de um componente submetido aos mesmos esforços em duas condições distintas: Temperatura ambiente e Temperatura elevada.?
Quando um componente é submetido à uma alta temperatura, algumas de suas propriedades mecânicas são alteradas. A fadiga relacionada e fluência tem é referente as diferentes tensões em que o material é submetido devido à expansão geométrica quando submetido a uma temperatura alta, e sua contração quando há a redução de temperatura. O material exposto a este ciclo poderá vir a falhar por fadiga-fluencia. Já à temperatura ambiente, a falha se deverá devidamente à repetição do carregamento, normalmente inferior a tensão de escoamento, que, quando aplicada sequencialmente ocasiona a falha do componente.
06) Quais são os mecanismos microscópicos de deformação plástica em fluência?
Os mecanismos microscópicos de fluência podem ser enumerados conforme exposto abaixo. São eles: a) Difusão de átomos e lacunas pelo interior dos grãos; b) Difusão de átomos e lacunas pelos contornos dos grãos; c) Deslizamento de discordâncias; d) Movimentação de discordâncias por escalagem; e) Deslizamento de contornos de grão f) Difusão de átomos e lacunas pelo interior dos grãos
g) Difusão de átomos e lacunas pelos contornos dos grãos
07) Um componente mecânico que trabalhe em altas temperaturas deve ter granulação finaou grosseira? Explique. De maneira geral, os metais que possuem granulação fina são mais duros, e , consequentemente, mais resistentes do que os de granulação grosseira, porém este caso é válido para temperaturas consideradas baixas. Quando submetidos à temperaturas elevadas, a situação se inverte.