Mancais De Deslizamento
Mancais de deslizamento são utilizados para proporcionar suporte a eixos rotativos.
Além de suportar uma certa carga, esses mancais são projetados para influenciar o comportamento dinâmico da maquina, devendo apresentar uma rigidez e amortecimento definidos. Embora existam diversos tipos de mancal de deslizamento, os princípios básicos de funcionamento são os mesmos.
A vida de projeto para um mancal de deslizamento e indefinida. O modo de falha esperado e desgaste devido ao ligeiro roçamento que ocorre em função das condições inadequadas de lubrificação existentes em partidas e paradas da maquina. Os mancais de uma maquina que opera continuamente tem um potencial para apresentarem vida infinita, já que não ha contato metal-metal.
O comportamento dinâmico (amortecimento e rigidez) desses mancais depende do seu formato, da folga entre o mancal e o eixo, da velocidade do eixo, da viscosidade do óleo e da carga aplicada. Mudança em qualquer desses parâmetros modifica seu comportamento e pode levar a desgaste excessivo ou vibração. Isto significa que, no caso de maquinas de alta rotação (rotação de trabalho maior do que a primeira rotação critica), qualquer modificação dos mancais deva ser precedida de uma análise fotodinâmica do equipamento.
Algumas características de cada regime de operação:
a) Filme espesso - Só existe contato entre as superfícies na partida e parada, a espessura típica do filme e de 0,0025 a 0,025 mm, o coeficiente de atrito será entre 0,005 e
0,01, não ha desgaste em operação normal somente em partida e parada. É a situação típica de um mancal em alta velocidade suportando baixa carga, situação típica de mancais de maquinas industriais. Nessa situação o coeficiente de atrito será função do atrito viscoso, que aumenta com a velocidade.
b) Filme fino - O contato entre as superfícies e intermitente, dependendo da rugosidade superficial; a espessura do filme estará entre 0,001 e 0,0025 mm. O coeficiente de atrito será de